domingo, 22 de julho de 2012

UCEBOL e mais 8 universidades da Bolívia receberam certificados de Acreditação do Mercosul

UCEBOL e mais 8 universidades da Bolívia receberam certificados de Acreditação do Mercosul

Alunos da UCEBOL
Os cursos de Medicina e Odontologia de nove universidades privadas e públicas de quatro estados da Bolívia receberam certificados de Acreditação do Mercosul. A Comissão Nacional de Acreditação das Universidades (CENACU) e do Mercosul de Acreditação de Nível do Sistema (ARCO-SUL) reuniu-se ontem, 21 de julho, em Sucre, para a avaliação das universidades estaduais e privadas da Bolívia. A entrega de certificados de Acreditação aos países do Mercosul para os cursos de Medicina e Odontologia, foi realizada na tarde de ontem em uma cerimônia formal, que foi realizada no auditório universitário da San Francisco Xavier. O vice-reitor da San Francisco Xavier, Eduardo Rivero, disse que a avaliação externa permite medir o grau de qualidade e eficiência da formação acadêmica que é ensinado nos cursos de Medicina e Odontologia da Bolívia. "É importante lembrar os indicadores de avaliação externa, que temos pontuação alta, mas sempre temos que fortalecer e continuar trabalhando. Que a avaliação externa não seja momentânea, que seja permanente, é neste sentido que devemos trabalhar", disse ele. Por sua parte, o representante da Associação das Universidades Particulares da Bolívia a CENACU, Antônio Carbalo, disse que as universidades públicas e privadas da Bolívia estão no mesmo nível de educação de cursos dos países do Mercosul.  Saiba mais detalhes e confira a lista das faculdades.

El acto de entrega de certificados en el Paraninfo.
Auditório universitário da San Francisco Xavier, em Sucre

CURSOS DE MEDICINA

Universidad de San Francisco Xavier de Chuquisaca (Sucre) - USFX
Universidad Mayor de San Simón (Cochabamba) - UMSS
Universidad Privada del Valle (Cochabamba) - UNIVALLE
Universidad Privada del Valle (La Paz) - UNIVALLE
Universidad de Aquino (Cochabamba) - UDABOL
Universidad Cristiana de Bolivia (Santa Cruz) - UCEBOL
Universidad Técnica Privada Cosmos (Cochabamba) - UNITEPC

CURSOS DE ODONTOLOGÍA

Universidad de San Francisco Xavier de Chuquisaca (Sucre) - USFX
Universidad Privada del Valle (Cochabamba) - UNIVALLE
Universidad Privada del Valle (La Paz) - UNIVALLE
Universidad de Aquino (La Paz) - UDABOL
Universidad de Aquino (Cochabamba) - UDABOL
Universidad de Aquino (Santa Cruz) - UDABOL

Fonte: Correo del Sur

ACREDITAÇÃO DO ARCO-SUR

Conforme expresso no Manual de Procedimentos do sistema ARCO-SUR, a 'Acreditação' é o resultado do processo de avaliação pelo qual certifica a qualidade de uma carreira acadêmica, declarando que atende aos critérios de qualidade aprovado a nível regional para esse grau. Esta garantia é tornada pública na região do programa acadêmico em questão, os países envolvidos neste sistema (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela) alcançam a adesão e mobilidade entre cursos. (Fonte: MEC)

Em meados de 2010 a Universidade Cristiana da Bolívia (UCEBOL), postulou as carreiras de Odontologia e Medicina para a Acreditação do MERCOSUR (ARCO-SUR), foi realizada a auto-avaliação das carreiras com as Comissões respectivas. Os documentos foram entregues ao Ministério da Educação e agora a Ucebol aguarda a visita das Comissões avaliadoras.

Informações sobre os países que integram o MERCOSUL

Cidade sede da Secretaria do MERCOSUL: Montevidéu - Uruguai

Maior cidade do MERCOSUL: São Paulo – Brasil

Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão e se tornará membro efetivo quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.

Estados associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Estado observador: México

Idiomas oficiais e de trabalho do Mercosul: Português e Espanhol.

Moedas dos países integrantes do MERCOSUL

- Peso argentino (Argentina)
- Real (Brasil)
- Guarani (Paraguai)
- Peso uruguaio (Uruguai)

Moeda dos Estados associados

- Boliviano (Bolívia)
- Peso chileno (Chile)
- Peso colombiano (Colômbia)
- Nuevo sol (Peru)
- Dólar americano (Equador)

Fonte: Brasil Escola 

3 comentários:

  1. OI BOA TARDE MEU NOME E RONILSO SOU BECA PROMOTOR DA UNIVERSIDADE UCEBOL, VI QUE VC COMENTOU E ESTA EM BUSCA DE INFORMACOES SOBRE A FACULDADE, TRABALHO AKI TRAZENDO ALUNOS NOVOS! TIRO SUAS DIVIDAS E DOU TODO SUPORTE QUE PRECISAR. WHTAS (+591)75056044

    ResponderExcluir
  2. OI BOA TARDE MEU NOME E RONILSO SOU BECA PROMOTOR DA UNIVERSIDADE UCEBOL, VI QUE VC COMENTOU E ESTA EM BUSCA DE INFORMACOES SOBRE A FACULDADE, TRABALHO AKI TRAZENDO ALUNOS NOVOS! TIRO SUAS DIVIDAS E DOU TODO SUPORTE QUE PRECISAR. WHTAS (+591) 76073694

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Quando se inicia e termina as férias de julho?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e assim que puder responderei! Um abrazo!